Campuseiros inovadores Um sistema de pagamento que integra o celular ao controle financeiro
de estabelecimentos comerciais ou um aplicativo que integra conteúdo e
informações de um evento, como agenda, palestrantes e localização em
tempo real.
Ficou interessado? Todas essas inovações estão muito próximas de chegar ao mercado consumidor.
Elas venceram mais de 300 protótipos inscritos no concurso
Campuseiros Inovam, Campuseiros Empreendem, durante a Campus Party, que
acabou no último final de semana, em São Paulo.
O grande vencedor foi um projeto realizado por quatro alunos do 8°
período da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que levou o prêmio
de R$ 100 mil, na categoria Campuseiros Inovam.
Os universitários fizeram um programa que permite o pagamento de
contas pelo celular. Além disso, eles receberão também um registro de
patentes e convite para cinco Campus Party fora do Brasil.
Campuseiros Empreendem
Já na categoria Campuseiros Empreendem (projetos de internet e
tecnologia em geral) a vencedora foi a Sieve, que produziu uma
ferramenta para pequenos e médios comerciantes virtuais que acompanha a
disponibilidade e os preços de qualquer produto, em qualquer loja na
web, simultaneamente.
Atualizado em tempo real, garante rapidez no monitoramento e 99% de
confiabilidade aos dados extraídos. Ela levou um cheque de R$ 5 mil, da
BizSpark, incubadora da Microsoft.
Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Mailee.me,
plataforma web para envio de e-mail marketing, e o Pligus, projeto
realizado no Brasil que permite compartilhar textos, mapas, gráficos,
imagens e até um quadro virtual para realizar apresentações. Eles
receberam cartas de recomendação para investidores.
Aplicativos para plataformas móveis
Na categoria Campuseiros Empreendem (Mobile), o vencedor foi o
Livesync, um aplicativo para celular que integra conteúdo e informações
de um evento, como agenda, palestrantes e localização em tempo real.
Ele pode ser gerido pela web, diminuindo o custo de impressão e
logística. Ela também levou R$ 5 mil da BizSpark.
Em segundo, ficou o Pé 2, que desenvolveu um algoritmo capaz de
reconhecer um objeto entre milhões de imagens em frações de segundo.A
tecnologia permite identificar objetos em fotografias, por exemplo,
tiradas com a câmera do celular. O Ippon ficou com o terceiro lugar
propondo a divulgação de ofertas de último minuto, para aumentar a taxa
de ocupação de serviços cujo prazo de validade esteja se esgotando.
Os criadores dos três melhores aplicativos móveis também ganharam uma
vaga no seminário Empretec, um tablet, um smatphone e um modem 3G . O
Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU e implantada no Brasil
pelo Sebrae. Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ideias-inovadoras-premiadas-campus-party&id=010175110128
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