Viernes, 2024-04-26, 3:02 AM
Le saludo Visitante | RSS

CONHECENDO LINUX

Menú do Site
Pesquisa Online
Estimen mi sitio
Total de respuestas: 21
Estatística

Total en línea: 1
Invitados: 1
Usuarios: 0
Formulario de entrada

Blog

Inicio » 2011 » Julio » 10 » Comemorando 20 anos do Linux, é lançada a versão 3.0 do kernel
11:10 AM
Comemorando 20 anos do Linux, é lançada a versão 3.0 do kernel

A nova versão chega para comemorar a terceira década de vida do sistema operacional de Linus Torvalds.

Por Daniel Pavani

com Henrique Cesar Ulbrich

Linus Torvalds apresentou ontem a nova versão do kernel Linux, a 3.0, lançada 15 anos depois da versão 2.0. Por enquanto, a versão ainda é instável e em caráter de RC, mas já mostra que estará preparada para se adaptar às novas características da computação.

O site Engadget conta que, entre as novas características da versão 3.0, estarão suporte ao Kinect, da Microsoft, otimizações para os processadores AMD Fusion e Ivy e Sandy Bridge, da Intel, além de algumas atualizações nos drivers gráficos.

Entretanto, segundo diz o site The Register, Torvalds garante que não haverá grandes mudanças ou coisas mágicas. Segundo o criador do Linux, estabilidade vence novas características mágicas nesta versão. Assim, Torvalds deixa claro que a versão 3.0 vem para comemorar a entrada do sistema operacional em sua terceira década – já que o Linux comemora 20 anos de vida em 2011 – e não para trazer grandes modificações aos sistema operacional.

É possível que muitos na comunidade de desenvolvedores reclamem dessa "virada” nos números, já que uma nova série numérica costuma indicar, entre os programadores, um novo código escrito "do zero”, abandonando o código da versão anterior. O 3.0 não é um novo código, é a continuidade do kernel já existente, cuja versão atual é a 2.6 (a última revisão, de número 39, foi liberada em 19 de maio, apenas 12 dias antes desta nota ser publicada).

Vale lembrar apenas que a versão disponível do código fonte é ainda uma RC (release candidate) e, portanto, ainda pode ter modificações até a versão final. Mesmo assim, quem quiser – ou melhor, souber – compilar o código fonte, ele está disponível para download pelo link goo.gl/V7Y6.

Kernel? O que é isso?

O kernel, ou núcleo, é o programa principal de qualquer sistema operacional. Ele pode ser considerado o "cérebro” da máquina, e é ele quem controla o hardware, o acesso à memória e o armazenamento em disco. Todos os programas do usuário (por exemplo, o Word, ou o Gimp, ou seu jogo favorito) dependem do kernel para funcionar.

O kernel do Linux, portanto, é o núcleo do sistema operacional GNU/Linux, criado há 20 anos pelo então programador adolescente Linus Torvalds. O Linux foi escrito para imitar um sistema operacional maior e mais antigo, o Unix – mas não tem nenhum código do Unix original. Outros sistemas operacionais famosos também são "clones” do Unix, como o Mac OS X e o Chrome OS, além dos móveis iOS e Android. Tanto o Chrome OS quando o Android, aliás, usam o kernel do Linux, enquanto os dois sistemas da Apple usam um outro kernel de código aberto chamado Mach.

Sobre o novo kernel do Linux, as diversas distribuições existentes no mercado podem realizar suas alterações e customizações do sistema, dando origem a inúmeros sistemas operacionais. Algumas das mais famosas distribuições são o Ubuntu, Mandriva, Red Hat, Debian e Fedora.


Fonte:

http://br.noticias.yahoo.com/comemorando-20-anos-linux-%C3%A9-lan%C3%A7ada-vers%C3%A3o-3-181426180.html

Visiones: 312 | Ha añadido: Bonfas | Ranking: 0.0/0
Total de comentarios: 0
Nombre *:
Email *:
Código *:
Busca
Calendario
«  Julio 2011  »
LuMaMiJuViSaDo
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Amigos do site

Copyright MyCorp © 2024