Diante do crescimento do número de internautas e de
compras realizadas online, pergunte a si mesmo: o seu negócio realmente
pode dar-se ao luxo de não ter um website?
Por Erica Saito *Com o aumento do número de pessoas que usam a Internet para pesquisar
e comprar produtos e serviços no Brasil, ter uma presença online faz
diferença para os negócios. Um website comercial permite que os clientes
obtenham informações sobre seu negócio, entrem em contato e se
comuniquem com você e até mesmo comprem diretamente seus produtos e
serviços.
Dedicar tempo e esforço à criação de uma presença na web para sua
organização, portanto, é um investimento compensador, que pode ajudar a
aumentar sua visibilidade, seus negócios e a satisfação dos seus
clientes. Caso contrário, corre-se o risco de ser ultrapassado pela
concorrência que, não raro, pode ser composta por empreendedores
jovens, abertos a novas ideias e dispostos a abraçar e utilizar a
tecnologia em proveito próprio.
Se a sua empresa ainda não implementou uma presença online, esse fato
se deve a razões como custos elevados ou conhecimento insuficiente de
tecnologia? Ou você acha que sua organização não se beneficiará de uma
presença na web? Tais mitos podem estar impedindo-o de maximizar o
potencial do seu negócio. Este artigo irá ajudá-lo a derrubar esses
mitos e dar os passos necessários para abrir seu negócio para o mundo da
Internet e, com isso, fazê-lo crescer.
Conheça a verdade por trás destes mitos comuns.
1. Não sei como poderia usar o meu website
Um bom site comercial pode favorecê-lo de muitas formas. Para
começar, pode, por exemplo, ajudá-lo a apresentar uma imagem mais
profissional e sólida do seu negócio. O website é uma ótima maneira de
manter contato com os clientes, divulgar informações sobre seus produtos
e soluções e vender produtos online. Pode ser seu primeiro ponto de
contato com clientes atuais e potenciais, investidores e até mesmo as
pessoas que você deseja contratar. Pense no seu site como um cartão de
visita em ação 24 horas por dia, sete dias por semana, associado à
presença de sua marca em redes sociais.
2. Minha organização é pequena demais para ter um website
Uma pequena empresa que se equilibra entre "tentar alcançar um número
suficiente de pessoas para fazer o negócio crescer” e "dar conta do
trabalho atual” é uma boa candidata a ter um website.
Vamos imaginar que um designer seja proprietário de uma loja de
móveis com uma bela seleção de armários, mesas, gabinetes, sofás e
produtos do gênero. Como a loja não está localizada no coração da cidade
e o proprietário está ocupado criando projetos e recebendo as
mercadorias confeccionadas para seus clientes atuais, ele não sabe o que
fazer para prospectar sua próxima leva de clientes.
Por coincidência, está acontecendo uma exposição na cidade e o
designer desembolsa uma grande soma de dinheiro por um estande para
exibir seus produtos. Muitas pessoas conhecem e gostam dos seus
projetos, mas não estão preparadas para tomar uma decisão de compra
imediatamente.
Se o proprietário da loja de móveis tivesse um website onde seus
trabalhos fossem exibidos regularmente, ele poderia passar o endereço do
site a pessoas interessadas e transformá-las em clientes através desses
contatos.
O dono da loja de móveis também poderia usar seu website para manter
contato com os clientes já existentes, informando-os sobre seus novos
projetos. Além de receber e responder dúvidas de clientes a respeito de
atualizações.
3. Não tenho conhecimento profundo de tecnologia
Você não precisa conhecer tecnologia a fundo para que sua organização tenha um website.
Veja os princípios básicos que você precisa saber.
Um site, em sua forma mais simples, pode ser um folder da sua empresa
na Internet. As páginas deste folheto digital são chamadas de páginas
web.
Depois que você decide qual conteúdo deseja colocar nas páginas web e
o que você quer que o seu website faça pelo seu negócio, um webdesigner
pode ajudá-lo a criar o site.
Há também algumas ferramentas online para desenvolvimento de websites
que são fáceis de usar. Com essas ferramentas, você pode criar um site
simples em um curto espaço de tempo.
Depois disso, é hora de colocar o website para funcionar na Internet.
Nesta etapa, você trabalha com uma empresa de hospedagem. Além de
tornar o site disponível na Internet, a empresa de hospedagem ajudará
você a adquirir e registrar um endereço na web (nome de domínio) para
seu website. Este endereço na web torna o site acessível em praticamente
qualquer lugar do mundo. A escolha certa do nome de domínio aumenta sua
visibilidade na Internet.
4. Não tenho verba para pagar por um website
É importante ter em mente que o custo inicial de montagem de um site é
um investimento. Entretanto, qualquer negócio adicional gerado pelo
site deverá ser suficiente para pagar os custos contínuos de manutenção.
Existem custos básicos que você, como proprietário de um negócio, precisará levar em conta para ter e manter um website.
- Nome de domínio e hospedagem do seu site
Para registrar um nome de domínio você pode visitar o website de um
distribuidor autorizado, como os muitos parceiros da VeriSign. O período
mínimo de registro de um nome de domínio é de um ano.
Há muitos tipos de planos de hospedagem disponíveis. Você pode
visitar o site de um distribuidor autorizado para obter detalhes e
custos de um plano de hospedagem.
- Design do seu site
O custo de projetar e desenvolver o website dependerá das suas
necessidades. Existem ferramentas online fáceis de usar para construção
de sites. Com essas ferramentas, você pode criar um website simples em
um curto espaço de tempo.
Para projetos maiores e mais complexos, no entanto, há a opção de
contratar um especialista. Desde um projeto muito básico, como um
website com conteúdo informativo e algumas fotos, a um portal com muitas
funcionalidades, como busca e pagamento online, há opções em todas as
faixas de preço.
5. Já tenho bastante trabalho no momento
Os websites não visam apenas a conquista de novos negócios. Na
verdade, também ajudam a construir e manter boas relações com os
clientes – um elemento fundamental para o sucesso do negócio a longo
prazo. Uma das vantagens mais convenientes e benéficas de ter um site é
que ele está disponível mesmo fora do horário comercial ou quando não há
ninguém para atender o telefone. Pode-se evitar a perda de clientes no
final do expediente ou no feriado. Agora você pode direcioná-los ao site
para obter informações. Potenciais clientes podem visitar o site 24
horas por dia, sete dias por semana, para descobrir informações como o
horário do expediente, mapas e direções, nomes e números de contato.
Também podem fazer compras quando for mais adequado para eles. Se você
realiza vendas online, os clientes podem fazer pedidos até mesmo
enquanto você está dormindo! Seu site trabalhará por você além do seu
horário comercial.
Atualmente, ter um website pode ser uma vantagem importante. Ele
oferece conveniência, dá credibilidade e é uma das formas mais
acessíveis de publicidade – trabalhando em seu benefício 24 horas por
dia, sete dias por semana.
Um site é um meio de se comunicar com milhões de usuários de Internet
que navegam na web e podem estar interessados em sua empresa e produto.
Em comparação a outras formas de publicidade que podem ter custos
elevados, um website torna você visível para seus clientes e parceiros
de maneira simples e econômica. Diante do crescimento do número de
internautas e de compras realizadas
online, pergunte a si mesmo: o seu negócio realmente pode dar-se ao luxo
de não ter um website?
Erica Saito é Gerente Regional de Estratégia de Negócios para a América Latina da VeriSign.
Fonte:
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/07/10/cinco-mitos-associados-ao-sucesso-online/
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