Euclideon quer mudar a indústria de games
e permitir que consoles e computadores tenham imagens sem limite de
detalhes em tempo real.
Gráficos 3D foram, por muitos anos, baseados na ideia de polígonos –
formas achatadas que, combinadas, formam objetos em três dimensões.
Houve experimentos com outras técnicas – pixels 3D volumétricos ou
"voxels” se tornaram populares entre alguns desenvolvedores durante os
anos 90, porém, para a maior parte, polígonos eram a chave para o
futuro. Novos consoles e cartões gráficos eram anunciados baseado em
quantos polígonos eles poderiam colocar na tela de uma vez, e isso
pareceu uma boa solução para a indústria.
No entanto, uma companhia australiana chamada Euclideon
está convencida de que polígonos não são o futuro. No ano passado,
decidiram trabalhar na maneira na qual como os gráficos são desenhados. A
partir de inspirações do mundo da ciência e da medicina, que utiliza
pequenos átomos ou nuvem de pontos de dados em vez de polígonos, a
empresa afirmou que pode produzir um nível potencialmente ilimitado de
detalhes em tempo real.
Passado outro ano, a Euclideon ainda não finalizou sua tecnologia,
porém certamente obteve um imenso progresso. Para demonstrar o poder de
seu sistema, ela criou uma ilha de 1 quilômetro quadrado que seria feita
com 21,062,352,435,000 (21 quatrilhões) de polígonos, com os métodos
tradicionais de desenho. Entretanto, ao utilizar seu "motor de conversão
de polígonos” proprietário, a Euclideon converteu esses polígonos em
uma escala de 64 átomos por milímetro cúbico – o suficiente para que o
usuário aproximasse a visão e pudesse enxergar grãos de areia no chão.
Tudo isso rodando em um software a 20 fps (quadros por segundo) –
potencialmente, esse valor pode aumentar muito mais quando estiver
usando o poder de um hardware gráfico específico.
A tecnologia dessa empresa permite escanear objetos 3D real e enviar
para o mundo virtual. Anteriomente, isso produzia modelos com geometrias
e contagem de polígonos extremamente altas para serem práticas no mundo
dos games, no entanto o sistema de desenho baseado em átomos pode gerar
gráficos com um nível de detalhes sem precedentes.
A companhia afirma que seu kit de desenvolvimento de software estará
nas mãos da indústria de games dentro de alguns meses. Só então
saberemos se o que a empresa chama de "o maior avanço desde os gráficos
3D” cumprirá sua promessa ou não – porém, certamente parece um
desenvolvimento com muito potencial.
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/08/03/games-com-graficos-perfeitos-empresa-promete-software-revolucionario/
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