Empresa informou que investimentos em 2011 devem ficar abaixo dos R$ 5 bilhões previstos.
A Oi registrou lucro líquido de 426 milhões de reais no terceiro
trimestre de 2008, o que significou um recuo de 20,8% em comparação ao
obtido no mesmo período do ano anterior, quando o resultado alcançado
foi de 538 milhões de reais.
De acordo com a empresa, o resultado foi influenciado pela
desvalorização cambial e pela queda da receita no segmento de telefonia
fixa, que não foi totalmente compensada pelo crescimento da empresa na
móvel e na banda larga.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
totalizou 2,467 bilhões de reais no trimestre, queda de 11,7% na
comparação com o mesmo período de 2010, com margem 35,6%. No terceiro
trimestre do ano passado, a margem Ebitda foi de 38,1%.
Já a receita líquida chegou a 6,94 bilhões de reais no terceiro
trimestre, recuando 5,5% em relação ao terceiro trimestre de 2010.
"A queda do lucro tem ligação com a desvalorização cambial e também a
queda do Ebitda. E então, tivemos o efeito da telefonia fixa. O desafio
[das operadoras] é compensar a queda da telefonia fixa com banda móvel e
banda larga. Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, nossa
margem caiu de 38,1% para 35%. Essa queda de três pontos percentuais
afeta o lucro”, afirmou o diretor de Finanças e Relações com
Investidores da Oi, Alex Zornig.
O executivo informou que a Oi não deverá investir os 5 bilhões de
reais previstos para 2011. "Deve ficar mais perto de 4,5 bilhões de
reais, 4,6 bilhões de reais. Isto está ocorrendo porque alguns
fornecedores não estão conseguindo entregar o Capex.” Segundo o
executivo, as maiores dificuldades foram com equipamentos para banda
larga e que o "problema” com o abastecimento de equipamentos não deve se
repetir em 2012.
Base de clientes
A empresa alcançou 67,1 milhões de clientes, número 7,5% superior ao
registrado no terceiro trimestre de 2010. Os clientes de banda larga
tiveram aumento de 10,5% na mesma base de comparação, somando 4,8
milhões de pessoas. Em telefonia fixa, o número de assinantes teve queda
de 6,5%, para 19,1 milhões.
Na banda larga, a empresa elevou sua base de clientes para 42,9
milhões. Já em TV por assinatura o crescimento foi de 17,9%, para 330
mil assinantes.
"No trimestre, foi concluída a implementação da nova política de
permanência de clientes inativos na base, iniciada no período anterior, e
o resultado mostra que a companhia passou a ter uma base de clientes de
maior qualidade. Atualmente, 65% da nossa base no pré-pago recarrega
mensalmente créditos para seu celular. Isso está em linha com nossa
estratégia de continuar crescendo de forma sustentável e rentável”,
afirmou Zornig.
A receita média por cliente (ARPU) da telefonia móvel ficou em 22,2
reais, o que representou uma queda de 3,1% na comparação com o terceiro
trimestre de 2010, mas uma aumento de 2,8% em relação ao segundo
trimestre de 2011. O ARPU da fixa caiu 9,4% na comparação ano a ano e o
da banda larga recuou 10,7%.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/10/28/lucro-da-oi-cai-20-6-no-trimestre/