Desde janeiro, a fatia de mercado do navegador Chrome tem
crescido um ponto porcentual por mês, enquanto a do Firefox cai 0,4 ponto,
indicam dados da empresa de métricas web StatCounter. A participação atual de
mercado do Chrome é de 23,16% e a do Firefox, 27,49%.
Quando analisadas em conjunto, a taxa de crescimento do
Chrome e a de declínio do Firefox sugerem que o navegador da Google deverá
roubar o segundo lugar da Mozilla no ranking até dezembro. O Internet Explorer,
da Microsoft, ainda é o líder, com participação de 41,89%, mas essa vantagem também
tem diminuído.
As descobertas da StatCounter coincidem com as de outras
empresas que medem a utilização de browsers. A NetApplications, por exemplo, dá
ao Firefox uma vantagem ainda maior em relação ao Chrome (22,57% ante 15,51%).
Mesmo assim, o Chrome iria ocupar o segundo lugar no ranking em meados de 2012.
Na TV
A Google tem divulgado o Chrome de forma agressiva, com anúncios
de TV de apelo sentimental, até mesmo no Brasil – um deles mostra um pai usando
o YouTube, o Gmail e outros serviços da Google para criar uma versão digital de
cápsula do tempo a ser aberta no futuro por sua filha. Nos Estados Unidos, os
anúncios começaram a ser veiculados em maio e, nos dois meses seguintes, o
Chrome teve sua maior ascensão no ano.
Enquanto isso, o Firefox tem recebido críticas por um
cronograma mais rápido de lançamento de versões. O ciclo de seis semanas tem a
vantagem de trazer novos recursos ao navegador em períodos regulares, mas
também causa problemas com a exterminação de bugs e incompatibilidades com
alguns add-ons.
O Chrome também tem roubado mercado do Internet Explorer.
Isso pode ocorrer em parte por causa da decisão da Microsoft de matar o
Internet Explorer 6. Tanto a Microsoft como seus parceiros encorajam empresas a
abandonar o velho navegador e, embora o IE como um todo venha perdendo mercado,
o Internet Explorer 9 tem ganhado participação de forma rápida, especialmente
em PCs com Windows 7.
Nenhuma dessas métricas leva em conta smartphones, tablets e
outros aparelhos móveis, mas o mercado móvel é dominado pelo navegador que
estiver pré-carregado no aparelho. O Safari 5.0, da Apple, para iOS é o grande
líder, com 46,15% de penetração, seguido do browser Android 4.0, com 15,15%. O
Firefox tem apenas 0,03% do mercado móvel.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/09/30/com-anuncio-na-tv-navegador-chrome-podera-ultrapassar-o-firefox-antes-do-natal/