Navegador da Google rouba participação
dos rivais - sete pontos de IE e um do Firefox - e termina o ano em
alta, com quase 20% do mercado.
Depois de um mês em que o Internet Explorer manteve sua participação
no mercado estável, o navegador voltou a cair. Em dezembro, perdeu oito
décimos do que possuía, chegando a 51,9%, de acordo com o instituto NetApplications.
Em 2011, o IE perdeu sete pontos percentuais, de modo que, segundo
estimativas, sua fatia deve ficar abaixo de 50% já em março – o que
seria um índice histórico. Quem mais se beneficiou da queda do líder foi
o Chrome, que, no ano, ganhou quase oito pontos percentuais, atingindo
19,1% do setor.
A Microsoft, porém parece não se importar com a baixa de seu
software, como ressaltou diversas vezes ano passado. A gigante afirma
que o que importa é a participação do IE9 no Windows 7, respectivamente, seu navegador e sistema operacional mais recentes.
"Baseado nas informações que possuímos quanto a dezembro, estamos
satisfeitos em anunciar que o IE9 em breve tomará o lugar do IE8 como o
mais utilizado no Windows 7, já que sua participação deve alcançar
25,6%”, afirmou Roger Capriotti, diretor de marketing do browser, via blog oficial.
A última versão do Interner Explorer 9 tem 11,5% do mercado, se todas
as plataformas foram consideradas. Seu antecessor continua como o
modelo mais popular, com 27,3%, bem à frente, também, do veterano IE6
(7,3%) e do IE7 (4,8%).
O ano que passou também não foi bom para o Firefox. Ele perdeu 1,9
ponto – 0,3 só em dezembro - enquanto que o rival Chrome ganhou 8,8.
Segundo a Net Applications, o browser da Mozilla tem 21,8% do mercado,
ainda na segunda colocação – ao contrário do que diz a StatCounter, outro instituto.
Nesse ritmo, porém, o Firefox será ultrapassado pelo concorrente logo
no primeiro trimestre de 2012. Quanto aos outros browsers, o Safari
encerrou o ano com 5% e o Opera com 1,7%.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/01/02/saldo-de-2011-internet-explorer-desaba-firefox-cai-e-chrome-decola/